Ciência e Tecnologia de Alimentos

O Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos se consolida como um curso de excelência na área de Alimentos, tendo recebido nota máxima (Nota 5) na avaliação do MEC. O Curso está inserido no contexto social, cultural e industrial brasileiro, fortemente orientado para a produção de alimentos de qualidade e desenvolvimento de produtos inovadores que atendam as demandas dos consumidores.

Segurança, qualidade e sustentabilidade são conceitos chaves do modo de interpretar o mundo dos alimentos por parte do corpo docente, constituído por doutores nas principais áreas relacionadas aos alimentos: tecnologia, microbiologia, bioquímica e química de alimentos.

O bacharel em Ciência e Tecnologia de alimentos é o profissional especializado em alimentos, sob os aspectos científicos, tecnológicos, bioquímicos, higiênico-sanitários, sensoriais e nutricionais; com capacidade de identificar problemas e formular soluções inovadoras para as diferentes cadeias produtivas que constituem o setor de alimentos. Para isso, a grade curricular inovadora e moderna abrange diferentes áreas do conhecimento caracterizando o Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos como um curso multidisciplinar.

Os alunos têm acesso a uma infraestrutura privilegiada de laboratórios especializados e modernos onde realizam aulas práticas, além de uma usina piloto onde ocorrem as aulas práticas das diferentes tecnologias: leites, carnes, pescado, frutas, hortaliças, óleos  e cereais.  O curso tem duração de 4 anos e meio (9 semestres) sendo o último semestre dedicado exclusivamente ao estágio obrigatório.

O Bacharel formado em Ciência e Tecnologia de Alimentos poderá atuar em todas as vertentes que caracterizam a geração do alimento, sua conservação e o monitoramento em todas as etapas de distribuição. Podendo exercer responsabilidade técnica por indústrias de alimentos e laboratórios de análises; trabalhar com pesquisa; atuar em órgãos governamentais ligados à vigilância sanitária, gestão de processos e controle de qualidade físico-química, microbiológica, toxicológica e sensorial.  O curso permite aos alunos desenvolver o seu espírito empreendedor o que se concretiza na 8ª fase quando, na disciplina de Planejamento e Projeto Agroindustrial, os alunos desenvolvem produtos inovadores, envolvendo-se em todas as etapas de geração do novo produto projetando desde a formulação até a embalagem.

Duração:
9 fases