Geologia
A Geologia é a parte das Ciências Naturais que estuda a composição, idade, estrutura e evolução do Planeta Terra, aplicando as leis e os princípios da Química, Física e Biologia. A Geologia permite a compreensão da dinâmica e relação entre os Geossistemas que compõem nosso Planeta: Hidrosfera, Litosfera, Biosfera, Atmosfera e Geodínamo; é uma ciência estratégica e se encontra subdividida em Geologia Teórica (Física e Histórica) e Geologia Aplicada (Econômica, Ambiental e Engenharia). Esta ciência tem ampla aplicação no estudo dos recursos minerais, geologia do petróleo e gás natural, desastres naturais (riscos geológico-geotécnicos), e tem relação com as áreas da Engenharia, Arqueologia, Medicina, Perícia Criminal, Planejamento Territorial, entre outras.
A profissão de Geólogo é regulamentada pela Lei Federal 4.076, de 23 de junho de 1962. A Resolução 1.010, de 22 de agosto de 2005 – CONFEA estabelece as seguintes atribuições ao profissional em Geologia: Topografia, Geodésia e Cartografia; Ciências da Terra e Meio Ambiente; Sistemas e Métodos de Geologia; Geologia de Engenharia; Geologia Econômica; Hidrogeologia; Geologia do Petróleo e Gás Natural; e Lavra.
O Geólogo também tem atribuições para exercer seus conhecimentos em diversas áreas do conhecimento. Nas últimas décadas tem havido uma crescente demanda de profissionais geólogos, especialmente, em função do significativo aumento da pressão social quanto à exploração de novas fronteiras de recursos naturais e sua utilização com responsabilidade para o desenvolvimento sustentável no nosso Planeta. Demandas recentes da sociedade trouxeram novos desafios para a profissão do Geólogo, exigindo uma formação multidisciplinar; de um lado conhecimento técnico em física, matemática, química, biologia e computação, e, de outro, uma visão crítica e integrada em campos como da economia, planejamento e até estruturas sociais.
O mercado de trabalho para o Geólogo é promissor em função da demanda por um profissional que compreenda os processos geológicos de tal forma que possam propor soluções coerentes para a sociedade, em harmonia com o meio ambiente. Geralmente, o mercado mais potencial é representado por empresas petrolíferas, de perfuração de poços artesianos, de engenharia civil e ambiental, de mineração e empresas estatais, além prefeituras, instituições de ensino superior, onde pode atuar como professor e pesquisador.
O Curso de Graduação em Geologia da UFSC possui Projeto Político Pedagógico (Atualizado em 2018) norteado pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Geologia e Geologia de Engenharia no Brasil (Resolução 01/CES/CNE/2015), onde os graduados no curso devem estar habilitados para desenvolver atividades profissionais nos diversos ramos da Geologia, utilizando novas tecnologias sem prescindir as dimensões humana-ética-estética-ambiental como elementos orientadores da tomada de decisão sobre a utilização ou não destas.
O Curso de Graduação em Geologia da UFSC tem duração mínima de cinco anos, subdivididos em 10 fases semestrais (visite: www.geologia.ufsc.br) e duração máxima de dezoito semestres (nove anos). A carga horária total para a integralização curricular é de 4.572 h/a (3.810 h) que se encontra distribuída da seguinte forma:
Disciplinas Obrigatórias (Teórica e Prática em Laboratórios) | 3.141 h/a (2.618 h) |
Aulas de Campo (Disciplinas Obrigatórias e Optativas) | 873 h/a (727 h) |
Disciplinas optativas | 360 h/a (300 h) |
Atividades complementares | 72 h/a (60 h) |
Estágio Supervisionado Obrigatório | 126 h/a (105 h) |
Telefone: (48) 3721 4878 |
geologia.ufsc.br |