Serviço Social
O Curso de Serviço Social visa formar profissionais para desempenhar as atribuições profissionais previstas nas legislações da profissão a partir da análise crítica da realidade social para atuar no enfrentamento das desigualdades sociais.
Exige o desenvolvimento de especiais habilidades para atuar no fortalecimento das condutas igualitárias e democráticas, em âmbito interpessoal e institucional, e na mesma medida no enfrentamento dos mecanismos de opressão e de reprodução da subalternidade. É uma habilidade essencial ao assistente social formado na UFSC o domínio das estratégias políticas de mobilização social, para centralidade da participação popular como meio e fim do processo de garantia dos direitos sociais e da construção e efetivação das políticas sociais públicas.
Requer o domínio e o manejo das técnicas para elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos na área social, mas também da dinâmica de organização, planejamento e administração de benefícios e serviços (realização de visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social), articulando a especificidade profissional e a interação com equipes interdisciplinares, associadas às estratégias de socialização das informações institucionais e orientação à população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos.
Pretende-se formar o assistente social com um perfil teoricamente crítico, comprometido com as conquistas e as lutas da classe trabalhadora, com capacidade para politização das demandas e fortalecimento da participação popular para a ruptura dos processos de subalternização política.
O curso está estruturado em três núcleos: fundamentos teórico-metodológicos da vida social, fundamentos sócio-históricos da sociedade brasileira, e o núcleo de fundamentos do trabalho do assistente social. Nas primeiras fases, o aluno terá disciplinas gerais como Formação Sócio-histórica do Brasil, Introdução à Teoria Sociológica e Ciência Política, e a partir da metade do curso o direcionamento para as disciplinas específicas do Serviço Social. O curso possui estágio curricular obrigatório que deve ser desenvolvido em três semestres letivos, a partir da sexta fase, e trabalho de conclusão de curso, que deve ser desenvolvido na nona fase.
Duração: 9 fases |
Titulação dos professores: 28 doutores |
Telefone: (48) 3721 9538 |
dss.ufsc.br |